O curso Água traz
um novo olhar sobre nossa relação com a água e seu papel de regeneração. A
água não deve ser considerada um recurso, mas um bem básico e precioso para a existência
da vida na Terra. Assim, partimos de conteúdos relativos à formação de nosso
planeta e da atual hipótese de onde surgiu a água. Mas, afinal, quanto temos de
água na Terra e no Brasil e como a utilizamos? Será que existe água para tudo e
para todos os seres vivos do planeta? Qual é a situação de nossos oceanos, que
cobrem aproximadamente três quartos do planeta e nos trazem tantos benefícios?
E a diferença entre pegada hídrica e água virtual, você sabe qual é? Sua escola
conhece e atua em prol dos 10 princípios da Declaração Universal dos Direitos
da Água que existe desde 1992? As bacias hidrográficas funcionam a partir da
visão sistêmica da água, e nós explicamos a gestão dos comitês de bacia
hidrográfica no Brasil e sugerimos a criação de um coletivo que cuide da gestão
da água na escola e na comunidade. Mas você sabe quais são as principais bacias
hidrográficas do Brasil e como está a qualidade de suas águas? Existe algum
rio, córrego ou nascente próximo à sua escola? Qual é a situação dele(a)? Como
podemos nos mobilizar, abraçar e cuidar de nossas águas? Estas e outras
perguntas retratam a abordagem de conteúdo desse módulo. Mas, como são tantas
questões relativas à água, é fundamental focar nos principais desafios do
saneamento no Brasil, para que a educação possa mobilizar as pessoas na
valorização de nossa relação com a água, resignificando-a localmente. Na maior
parte de nossas cidades, os rios, os córregos e as nascentes estão
contaminados, como se não tivéssemos nenhuma relação com essa situação, e a
escola tem um local especial para trabalhar o resgate desses valores e práticas
de sustentabilidade fundamentais à existência da vida na Terra. Para isso,
propomos aulas sobre como recuperar nascentes e matas ciliares, como construir
filtros e captar água de chuva, como montar sistemas biológicos de tratamento
do esgoto e orientações para a montagem de uma estação climática com
pluviômetro, biruta e termômetro, tornando essas atividades parte do dia a dia
do cotidiano escolar e valorizando, assim, nossa relação com a Natureza, mais
especificamente com a água e seus fluxos, os ventos e o clima local.
Esse curso tem 7 aulas, e cada o tempo médio de navegação em cada aula é de duas
horas.
- Formação da água no planeta
2. Como
estão os oceanos atualmente
3. Pegada
hídrica e água virtual
4. O que
são e como funcionam as bacias hidrográficas do Brasil e da América Latina
5. Água,
saúde e saneamento no Brasil
6. Como
recuperar nascentes e matas ciliares
7.
Conhecendo tecnologias de cuidado com a água e o clima
Ao
finalizar o curso você terá disponível as aulas em PDF e o certificado de
conclusão.
Ao se
inscrever, em 24h receberá a senha e terá dois meses para navegar nas 7 aulas
desse módulo.